Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vamos falar sobre investimentos?

Vamos falar sobre investimentos?
Projeto Jovem Empresario
dez. 26 - 4 min de leitura
000

O Projeto Jovem Empresário hoje te convida a falar sobre como realizar seus investimentos e como conseguir um investidor. Para investir o primeiro passo é decidir como o investimento será utilizado futuramente, comece listando os objetivos e a quantidade de dinheiro que será necessária. Se houver mais uma coisa para investir eleja as prioridades, separando-os por nomes para facilitar a organização.

 

Por quanto tempo devo investir? Depende do seu foco, lembre-se de colocar em seus cálculos os impostos e os lucros que os seus investimentos receberão, pois, as taxas variam. Por isso, além de especificar seus objetivos, associando a cada um deles o valor correspondente, é necessário estimar o tempo desejado para resgatar o investimento.

 

Quanto maior o investimento maior o lucro, certo? Errado. Quando escolher seu tipo de investimento tenha sempre em mente quanto maior a rentabilidade prometida, maior o risco de perder a quantia aplicada. Por isso, antes de investir pesquise e compare a rentabilidade prometida com a média do mercado. Descobrir seu perfil investidor pode ajudá-lo na escolha da aplicação mais adequada. Há três tipos de investidores:

 

  • Conservador – Seguro, faz todo o possível para diminuir o risco de perdas, aceitando até uma rentabilidade menor. Exemplos de investimentos conservadores: Poupança, Títulos Públicos e Fundos de Curto.

· Moderado – Equilibrando entre segurança e rentabilidade, disposto a correr um certo risco para que o seu dinheiro renda um pouco mais do que as aplicações mais seguras. Exemplos de investimentos moderados: Fundos Cambiais, Fundos de Renda Fixa, Ações e Debêntures.

  • Arrojado – Rentável, capaz de correr grandes riscos para que seu investimento renda o máximo possível. Exemplos de investimentos moderados: Fundos Multimercado.

 

Antes de aplicar verifique a solidez das instituições envolvidas em dados como: emissor do título, administrador, gestor. Pesquise nos documentos correspondentes Regulamento do Fundo e Prospecto da Oferta Pública que fornecem informações sobre qual o perfil de risco assumido. E lembre-se também que, qualquer que seja o investimento escolhido, é preciso ter sempre em mente estas duas afirmações:

 

  • Aplicações em valores mobiliários sempre têm risco de perda do capital investido.
  • Se a quantia a ser investida é parte essencial do seu patrimônio, não arrisque.

 

Dica:  “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Investir todo seu dinheiro em apenas uma coisa não é seguro. Equilibre seus riscos.

 

Agora se teu foco não é investir, mas sim que invistam em sua empresa é necessário fazer um bom Pitch. Mas você sabe o é Pitch? É uma ferramenta usada pelos empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores. Pense que seus investidores assim como você não têm tempo a perder, por isso as apresentações variam entre os 2 e 3 minutos, foque em informações que sejam capazes de chamar a atenção do seu investidor, tais como:

 

• Qual solução inovadora o negócio está trazendo?

• Qual o tamanho do mercado e potencial de crescimento da sua empresa?

• Qual será a sua estratégia para crescimento?

• Como você fará a empresa se sustentar sem necessidade de grandes investimentos adicionais ou pessoas de competências específicas?

• Quem é sua equipe? Quais são suas credenciais, conselheiros, quais são suas experiências e expertises?

• Quais são suas metas?

• Qual sua projeção de cenário para daqui 5 anos?

• Quem pode ser potencial comprador? Quanto costumam pagar? Quanta receita e crescimento serão necessários para despertar o apetite de compra?

• Quais são os termos e condições? Como o investimento será usado de maneira eficiente? Como o percentual de participação oferecido justifica o investimento financeiro e intelectual do investidor?

 

Se ainda há dúvidas sobre o assunto você pode experimentar o nosso serviço de Mentoria por Objetivo, contratando um mentor para te orientar individualmente por um mês em um foco especifico, como por exemplo investimentos. Gostou da proposta? Conheça nossos planos: http://projetojovemempresario.com.br


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você