Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

UFPR e Projeto Jovem Empresário: formando engenheiros para o futuro.

UFPR e Projeto Jovem Empresário: formando engenheiros para o futuro.
Daiane Pereira Baragão
set. 25 - 8 min de leitura
000

Na semana do dia 17 a 21 de setembro aconteceu o X Encontro Nacional de Engenharia Industrial Madeireira com o Projeto Jovem Empresário protagonizando o tema do Empreendedorismo. O Evento organizado pela UFPR e reuniu futuros engenheiros de todo o Brasil e foi um sucesso, e o PJE realizou de diversas atividades formativas para a capacitação destes engenheiros para o mercado de trabalho.

Conforme afirma o engenheiro e professor Dornelles Vissotto Junior, “o empreendedorismo tem sido uma lacuna a ser preenchida pelos cursos de graduação da UFPR. É uma capacitação necessária para a futura inserção do engenheiro no mercado de trabalho.”, o PJE não poderia ficar de fora desta. A palestra inicial promovida pela Kauana Vissotto e Daiane Pereira, fundadoras do PJE, foi o ponto de partida motivador da semana com o tema Empreendedorismo, o novo desafio do século XXI, e a partir daí foi só emoção.

Pensando na capacitação e formação do engenheiro para o mercado de trabalho, tanto para exercer a profissão quanto para abrir um próprio negócio, o PJE construiu também diversas atividades durante a semana. O evento Provocação.com reuniu diversos empreendedores de Curitiba, mentorados do PJE, para responderem as mais diversas dúvidas dos alunos sobre o empreendedorismo. Ninguém queria ir embora não.

E a semana continuou agitada, porque empreendedor não perde tempo, não é mesmo. Marcos e Leo, da Haze, empresa parceira do PJE, tiveram por lá ministrando a Oficina de Startup. Como não poderia deixar de ser a procura pela oficina foi grande, mas as vagas eram limitadas. E a oficina foi show. Com uma metodologia disruptiva os alunos foram estimulados a usar sua criatividade para aplicar na sua área. Para se ter uma ideia, surgiram mais de 25 ideias de negócio ali mesmo, e destas 5 viraram propostas de startups que foram apresentadas como um pitch para a equipe de consultores do PJE.

Outra oficina que chamou o público foi a da Makertecho, do mentorado Marcos, com o tema da robótica e a cultura maker. Ser engenheiro é ser maker, e os futuros engenheiros adoraram. Mais do que uma atividade lúdica de criação, já trabalhavam na oficina nos pequenos robozinhos com um olhar para o futuro, em como que poderiam usar esta tecnologia para resolver os problemas da sua profissão. As ideias foram incríveis.

O evento fez tanto sucesso que as equipes de TV do programa Bláh Negócios da RIC e do programa Histórias de Verdade da Band estiveram por lá para registrarem este momento empreendedor. Agora, o que conta mais foi a opinião da galera, acompanhe aqui os comentários que os futuros engenheiros deixaram:

GIULIANO BERNARDO GADENS: “A oficina foi muito boa porque teve atividades práticas a respeito do assunto abordado. Acho que o pouco tempo que tivemos também ajudou pois tudo foi cronometrado fazendo assim os participantes pensarem rápido e elaborarem soluções e produtos no improviso.”

GABRIEL BARBOSA: “A experiência com a oficina ajudou na autoconfiança, gerar ideias e dar continuidade para ser um empreendedor, a oficina foi surpreendente, o apoio do pessoal foi muito importante para o desenvolvimento pessoal.”

THIAGO RATTMANN DOS SANTOS: “Foi bem interessante, deu para ter uma ideia legal do que é startup, do pitch. O evento trouxe uma forma diferente, porém dinâmica e divertida.”

 “Uma boa experiência, foi uma “luz” de como iniciar qualquer empreendimento. Novos horizontes abertos, pensar em todas possibilidades.”

“A oficina de startup foi muito interessante e de uma maneira diferente, com brincadeiras, atividades em grupo, essa dinâmica tornou a oficina um ambiente divertido. Com tudo a oficina me proporcionou uma experiência que agregou muita coisa, além de estimular a criatividade.”

BRUNO LEANDRO BROTTA: “Admito que comecei a participação de forma mais cética, até em virtude de que minha primeira opção havia sido outra palestra, ocorrendo simultaneamente, a qual não pude participar por excesso de pessoal. Entretanto, posso afirmar que saí das atividades de hoje como alguém melhor preparado para os desafios do mercado; me surpreendi com a metodologia para coleta e desenvolvimento de ideias, e bem como o preparo, preocupação e estrutura dos envolvidos na realização do Projeto Jovem Empresário.”

ANDRESSA MENDES: “Das minhas experiências vividas em minha vida acadêmica, essa manhã realmente foi uma das mais importantes e legais. Gosto desse tipo de atividade que expõe o nosso senso crítico e nos faz ver o mundo de outra forma. Não costumo gostar de trabalho em equipe, e esse dia me fez perceber que isso ajuda no conhecimento.”

VIRGÍNIA MENEZES: “Foi uma manhã muito produtiva. Aprendemos, conhecemos o pessoal da UFPR, pudemos expor nossos pensamentos e deias. Acredito que foi um divisor de águas para o meu autoconhecimento. Que começou na palestra de ontem a noite e fechou com a oficina nesta manhã.”

ALESSANDRA PAIVA: “Foi um prazer enorme estar aqui, gostei muito da palestra/ oficina, mesmo com bastante vergonha, consegui me “soltar” no grupo e aproveitar essa experiência. Vocês conseguiram no divertir nas atividades e aproveitar o máximo e conhecer muito mais. Agradeço toda simpatia e por nos receber tão bem nessa oportunidade incrível.”

“Extremamente produtivo; desafiador; adaptável a pressão; desafiador em criar ideias boas em pouco tempo; saída da zona de conforto; estar em atividades dinâmicas como nunca antes; experiência; visão diferente sobre minhas ideias e como as uso e posso explorá-las; abordagem excelente e nada muito rústico, pegada inovadora; experiência motivadora; importante para autoestima pessoal, nos mostrando na prática nossa capacidade de criação, reação, adaptação, modelagem e iniciativa.”

RAUL TORMA: “Foi uma experiência INCRÍVEL!! O empreendedorismo é hoje e melhor forma de perseverar, com isso, aprender e entender melhor esse universo é muito interessante. Tenho certeza que me ajudou muito e vou levar esse aprendizado para minha vida e colocar em prática minhas ideias!!! Participando do Programa Jovem Empresário!!

“Ótima experiência, onde um ‘mundo’ foi apresentado em um período curto de tempo, onde todo conteúdo apresentado será de algum modo aproveitado para a vida em geral.”

“Interessante ver o ponto de vista dos colegas e outros estudantes, com olhos diferentes. Também tem uma melhor percepção da realidade ao surgir com ideias e meios de convencer e propagar essas ideias. A experiência certamente agregou conhecimento, principalmente sobre como organizar os nossos próprios pensamentos em processos mais eficientes. Que problema resolver, qual a solução, o que faz e qual o diferencial.”

“Achei a proposta muito interessante, principalmente a atividade de criação do mundo, que serviu para quebrar a timidez e aflorar a criatividade do grupo em geral.”

“A oficina atingiu as expectativas, foi muito boa, agregou bastante conhecimento. Facilitou o entendimento por ser dinâmico e interativo.”

GABRIELE G. MICHUEL: “Oficina muito útil e interativa. Ajuda grande na hora de criar seu projeto/ empresa/ produto. Ideias boas.”

RAFAELA QUEIRÓZ: “Foi muito bom. Eu esperava muito menos do que foi proposto. Estimulou a criatividade, a interação com pessoas diferentes e á trabalharmos em grupo. Também tivemos que solucionar problemas como os empreendedores fazem.”

CAMILA DE CARVALHO MINARI: “Achei muito boa a oficina, pois além do aprendizado que nos foi passado, ainda nos ajudou a ter mais confiança nos projetos, e acreditarmos mais nas nossas ideias. Acredito que o único ponto negativo realmente seja a questão de ser pouco abordado, já que este assunto é muito interessante e pode abrir várias portas para o mercado de trabalho.”

O PJE já está pensando no próximo evento para os futuros engenheiros. Aguardem, que sempre vem coisa boa por aí!

Você que é engenheiro, empreenda aqui. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa.

Aproveite também a parceria com nosso ecossistema empreendedor, compartilhe agora e comece a colher as recompensas de ser um membro da Comunidade Empreendedora.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você