Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO – Identifique o seu público alvo

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO – Identifique o seu público alvo
Rodrigo Mazu
out. 26 - 3 min de leitura
000

A segmentação do mercado é uma das ferramentas mais eficientes para direcionamento das empresas e efetividade de suas iniciativas em se comunicar, vender e se relacionar com seus consumidores – e isso implica em um uso melhor de seus investimentos, menos com maiores e melhores resultados.

A Segmentação de Mercado ajuda a responder a pergunta: Quem é o seu consumidor? Se a resposta for apenas, por exemplo, pessoas da Classe AB entre 20 e 45 anos, significa que essa empresa assumi a premissa que todas as pessoas desta classe e nesta faixa etária possuem angustias, necessidades, estilos de vida e aspirações pessoas similares. E nós sabemos que isso não é verdade, não é mesmo?

Portanto, os esforços de ser conhecido pelo público potencialmente consumidor, atraí-los, criar os momentos de venda e retê-los com consumidores, são muito maiores do que os esforços daquela empresa que tem uma noção clara dos aspectos comportamentais do seu público alvo, muito além das características demográficas. A falta de conhecimento do seu target, gera mais trabalho, maiores investimentos para menores resultados – pois, é um trabalho pulverizado.

Mas , o que é Segmentação de Mercado?

Segmentação de mercado é um método que envolve estudo e pesquisa de um determinado mercado com o objetivo de dividir os consumidores em grupos que tenham perfil, características e necessidades semelhantes. Através de estudos e pesquisas, esse método é feito com critérios de segmentação como:

Demográficos - Idade, gênero, tamanho da família, renda, ocupação, religião, raça, nacionalidade entre outros;

Geográficos – localização =, se há concentração de segmento por cidade, bairro e tipo de região;

Psicográficos – Personalidade, Estilo de vida, atitudes , crenças e valores;

Comportamentais – ocasião de uso do tipode produto, frequência, local de uso, razões de uso, preferencias de marcas e suas razões e processo decisório (o que leva em consideração nas escolhas).

Uma vez entendendo os segmentos de consumidores que existem no seu mercado, o passo seguinte é identificar qual ou quais destes segmentos de consumidores sua empresa irá focar como público alvo (target).

Essa decisão deve ser baseada em aspectos como:

Quais destes segmentos de consumidores, baseado no seu perfil, expectativas e aspirações, tenho competência para atender? (capacidade técnica, de produção, distribuição e entrega);

Filtrando aqueles que tem competência, quais destes você vê como um mercado atrativo. Entendendo se para atender as expectativas desses segmentos, está tratando de um mercado de hiperconcorrência, ou commoditizado, ou é um mercado em crescimento etc;

E tendo competência associado a atratividade do mercado, basta saber se é rentável. Se a sua condição técnica, de distribuição, comercial versus a demanda, resultam em um resultado que traz saúde financeira para sua empresa.

Passando por essas etapas de escolha dos segmentos identificados, a empresa pode focar todos os seus esforços de forma assertiva e com resultados melhores. Ou seja, isso significa ser mais precisa em suas ofertas, o que implica em ser mais atraente para seus consumidores, redução de despesas e investimentos (otimização do comercial e marketing), redução dos riscos de suas decisões e direções, e por fim, (e não menos importante) aumento dos ganhos financeiros.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você