Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Relacionamento com o cliente, porque não!

Relacionamento com o cliente, porque não!
Projeto Jovem Empresario
fev. 19 - 4 min de leitura
000

 Neste cenário cada vez mais competitivo onde os clientes são disputados um a um, o Projeto Jovem Empresário mostra a importância de se manter um bom relacionamento com o cliente, porque não!

Dividir o mercado com outras empresas não é moleza. Dividir o mercado num cenário em que o consumidor está cada vez mais criterioso na hora de decidir gastar o dinheiro, então, é uma tarefa hercúlea. Se é tão difícil assim conseguir o cliente, porque que você ainda não decidiu trata-lo de maneira diferenciada? É, relacionamento com o cliente, porque não!

 

Já diz o ditado: “mais vale um passarinho na mão do que dois voando”. Cliente também é assim. Gastasse muito tempo, dedicação e dinheiro nutrindo um possível cliente até que ele resolva efetivar a compra. E quando ele efetiva é aquele êxtase, que maravilha, mais um para a meta. E logo começa todo o processo para a nutrição de mais um outro cliente. Bom, até aí, nada de diferente, é o processo com o qual todo mundo cresce a sua base.

 

Agora, com todo o investimento gasto no cliente, será que esse investimento só pode ser aproveitado mesmo para uma única venda? Bom, depende do seu relacionamento com o cliente, isto quando se tem um. Quando o cliente decide pela compra do seu produto ou serviço, a parte mais difícil do processo você já passou, que é a conquista. Se o cliente decidiu, é porque ele tem uma afinidade com a marca, produto ou serviço, portanto, basta cultivar para permanecer com esta lembrança ativa.

 

O Custo de manutenção de uma base de dados é pequena. Já, para fazer um relacionamento com o cliente, é preciso sim um pouco mais de investimento. Agora, se por na ponta do lápis, sai muito mais barato cultivar um cliente existente do que nutrir um novo cliente. A decisão de realizar este relacionamento não é só emocional ou afetiva, é racional. O seu cliente é um lead muito mais potencial do qualquer outro em uma base de dados em nutrição.

 

Outra questão estratégica no relacionamento com o cliente é que ele próprio se tornará uma ferramenta de marketing para captação de leads, através da indicação. Isto mesmo, um cliente bem satisfeito é muito mais convincente para um novo consumidor do que uma propaganda de marketing, é a tal da prova social. Se você conhece alguém que ganhou na mega sena você passa realmente a acreditar que é possível ganhar na mega sena, o princípio de funcionamento é o mesmo.

 

Portanto, se você ainda não se preocupou em fazer um bom relacionamento com o seu cliente, saiba que está perdendo tempo. Siga a máxima do empreendedor, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Busque ferramentas, mecanismos e estratégias de relacionamento com o cliente o quanto antes. E lembre-se que tem o outro lado da moeda também, é muito mais fácil perder um cliente por mal relacionamento do que ganhar um outro cliente novo.

 

Então, com um bom relacionamento com o cliente, você ganha de todas as formas: cultiva um possível futuro cliente, adquire um porta voz de comunicação para captação de possíveis novos futuros clientes, e evita de perder os clientes pelos quais já trabalhou para ter. Agora relacione-se verdadeiramente, faça a pena para o cliente, agregue valor neste relacionamento. Se ele se sentir especial, você estará apenas cumprindo a sua função.

 

Aprenda com quem já passou por isto. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você