Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual a hora certa de abordar a educação digital com as crianças?

Qual a hora certa de abordar a educação digital com as crianças?
Jean Alex Marcondes Maraschin
nov. 14 - 1 min de leitura
000

É inegável que as crianças e adolescentes da atualidade nasceram imersos no mundo tecnológico, sendo inclusivamente chamados de nativos digitais, ou simplesmente geração Z.

Em contrapartida, reconhecendo a sensibilidade dos serviços fornecidos, as principais plataformas online, como o Youtube, Facebook, Whatsapp e Instagram, estipulam nos seus termos de uso a idade mínima para a utilização dos respectivos serviços. O que, notoriamente, é pouco respeitado seja pelos menores, seja pelos responsáveis que acabam cedendo à vontade dos filhos em entrarem cada vez mais cedo no mundo virtual.

Mas afinal, qual a idade certa para se iniciar a educação digital dos menores? A resposta é simples: desde sempre!!! Na medida em que o menor cria consciência e competências para manusear os equipamentos eletrônicos dos seus pais, é importante que estes possam dar os primeiros suportes e orientações.

Ainda assim, alerta-se que as orientações e monitorização devem ser redobrados quando os pequenos ganham equipamentos eletrônicos próprios. Nesse sentido, é importante lembrarmos a famosa frase de Stan Lee no Filme Homem Aranha: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.

Nos termos de uso das respectivas plataformas, a idade mínima para utilizar o Facebook e Instagram é 13 (treze) anos, o Whatsapp é 16 (dezesseis) anos e o Youtube 18 (dezoito) anos.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você