Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Porque cada vez mais a imagem pessoal é estratégia no negócio.

Porque cada vez mais a imagem pessoal é estratégia no negócio.
Projeto Jovem Empresario
abr. 6 - 4 min de leitura
000

Cuidar da imagem pessoal, da postura e da forma como se pronunciar sempre foi importante. Saiba porque hoje a imagem pessoal é estratégia no negócio.

Tem alguns ditados populares que a maioria já deve ter escutado por aí como “A primeira impressão é a que fica” ou “A sua aparência diz muito a respeito de quem você é”. Sempre procuramos manter a nossa imagem fiel a aquilo que somos ou defendemos, mas isto quando falamos do indivíduo. O que muitas pessoas acabam esquecendo é que quando temos que representar a nossa empresa, estamos levando não a nossa imagem pessoal, mas a imagem do meu negócio.

Vamos fazer alguns questionamentos simples para ampliar a discussão: Você iria numa barbearia onde o barbeiro está com a barba malfeita? Ou você iria numa manicure que está com as unhas malfeitas? O normal é responder não, não é mesmo? Afinal de contas, se a pessoa não consegue cuidar de si próprio, como podemos confiar que ela cuidara de nós? É exatamente este questionamento que o empreendedor precisa fazer sobre o seu negócio e sobre a imagem que ele representa: A sua imagem pessoal representa a sua empresa, a sua proposta de valor?

Deixando a vaidade de lado, cuidar da sua imagem pessoal também é uma questão de marketing. Não pela boa impressão, mas pela impressão correta. Não dá para vender picolé na praia ou motos Harley Davidson de terno e gravata. Não dá para atender em um consultório odontológico com mal hálito. Não importe a boa impressão que o seu visual cause, ele tem que passar é a impressão correta.

 

Você pode ser um ótimo negociante e o seu produto ou serviço pode ser realmente fantástico. Até mesmo a sua venda pode ser certa, mas se você causar a impressão correta, com certeza terá ganho mais a confiança do seu cliente. Esta estratégia ajuda muito em vendas futuras e também em novos clientes por indicação.

 

Você não precisa ser um artista de televisão ou se vestir com traje de gala para passar uma boa impressão. O conjunto da obra envolve aparência, postura e fala, e tudo pode ser ajustado à sua necessidade e ao seu bolso, o importante é sempre manter o comportamento adequado no momento adequado, sendo você mesmo, apenas sabendo entender os momentos. A primeira impressão se baseia na sua aparência e ações, em seu tom de voz e no que é falado.

 

Você sabe se a sua imagem pessoal é boa? Muita gente, na verdade, nunca se perguntou sobre isto, mas existe um exercício bem simples que pode te dar esta resposta. Primeiro, escolha pessoas que você indicaria como referência em sua área de atuação. Olhe a sua aparência, postura, entonação. Agora compare com você na frente do espelho. Se a sua resposta é que você mudaria alguma coisa, ótimo, já estamos no caminho certo. É preciso somente saber decidir o que mudar e como mudar.

 

Existem vários profissionais no mercado hoje que trabalham com esta imagem pessoal, desde empresas especializadas até consultores em Personal Styling. Não pode pagar por um no momento? Não tem problemas, existem diversos blogs com dicas superinteressantes sobre a sua imagem pessoal. Acompanhe os sites dos mentores do Projeto Jovem Empresário Alexandre Taleb (https://www.alexandretaleb.com.br/) e Adriano Tadeu Barbosa (https://www.pontopessoal.com.br/).

 

Pronto para ser um estrategista nos negócios? A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você