Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O poder da facilitação

O poder da facilitação
Luciana Müller - Escola de Sustentabilidade
jan. 12 - 6 min de leitura
000

Estamos tão habituados ao sistema tradicional de ensino, no qual fomos formados: o professor, detentor de conhecimento, introduz temas e informações, enquanto que o aluno é um receptor passivo, responsável por tornar as informações em conhecimento (muitas vezes não passa de informações que esquecemos rápido depois da prova, pois apenas decoramos, sem o nível de aprofundamento necessário para torná-la conhecimento). Isso se reflete na grande dificuldade que tenho em lembrar conteúdos de história do tempo da escola, por exemplo, o que não é nenhum pouco confortável pra mim.

Pra quem estudou em escola pública, assim como eu, com turmas beirando 40 alunos, quanto menos erguer a mão pra fazer perguntas e questionar, melhor.

Em 2017 tomei conhecimento de uma palavrinha repleta de significados: Facilitação. E em 2018 ela se tornou muito recorrente no meu dia-a-dia, depois que comecei a participar da Sociedade Global - uma organização da sociedade civil para impacto sistêmico.

Você sabe o que significa a palavra facilitação?

Literalmente pode ser descrita como ação ou efeito de facilitar, descomplicar. Na Sociedade Global todos os nossos encontros são facilitados de maneira a explorar ao máximo o potencial de cada indivíduo. Tem muito haver com um modelo de liderança e tomada de decisões de forma horizontal, onde cada membro é parte fundamental para o que está sendo proposto e construído. Quanto maior a diversidade de perfis da equipe, maior o potencial de ser uma proposta significativa e que agrade um número maior de indivíduos.

Liderar é apenas uma das possibilidades onde a facilitação pode ser utilizada. Creio que a possibilidade que mais me chama a atenção é a co-criação, que também pode estar no dia-a-dia de uma organização se ela for horizontalizada, mas pense como pode ser incrível co-criar a resolução de problemas sociais, co-criar futuros desejáveis por um recorte da sociedade!

Sim, através da facilitação é possível fazer com que os problemas de determinado recorte social sejam identificados, além da identificação de soluções para a resolução dos problemas identificados pela própria sociedade! Incrível não?! Pois é, e têm muito mais chance de um projeto dar certo, pois é algo que partiu da essência do próprio grupo, e por consequência ele estará muito mais engajado para que os objetivos sejam atingidos.

Também colhemos os frutos da facilitação na organização de jovens ligada ao Fórum Econômico Mundial que participo, a Global Shapers Hu Curitiba. Participar do Hub foi uma grande virada de chave na minha vida, muito pelas pessoas que conheci e convivo (incríveis! uma das shapers, a Gabi Mahamud apareceu na semana passada no Encontro com a Fátima Bernardes na TV Globo e outra shaper, a Laís Leão, que apareceu hoje - conviver com pessoas como estas faz muito a diferença!), mas também pelas metodologias que são utilizadas na gestão do Hub. É totalmente horizontal, as pessoas tem liberdade pra propor projetos e executá-los com apoio de outros membros.

Essa liberdade fez diferença na minha vida, me empoderou, me mostrou que posso ser protagonista de coisas incríveis.

Em 2018 conheci o Christiano Ventura, um biólogo (pai de gêmeas) cheio de ideias incríveis e fundador da Escola de Sustentabilidade. Assim que me conheceu o Christiano me convidou a embarcar na sua aventura, pois apesar de já ter colocado alguns cursos da Escola de Sustentabilidade para rodar, estava com dificuldades de, sozinho, fazer o negócio engrenar.

A proposta da Escola é educar para a sustentabilidade com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Estamos formando uma rede de profissionais com experiência, que identificaram em carreiras tradicionais como a sustentabilidade pode ser um diferencial competitivo no mercado, além de, é claro, oferecer cursos de vão de encontro a um mundo mais sustentável. (Nosso portfólio será atualizado nos próximos dias para o lançamento da escola! São cursos livres de curta duração 8-40h. Irei compartilhar novidades aqui no meu LinkedIn - me siga!)

Uma das questões que entraram na nossa lista de prioridades na Escola foi que metodologias de ensino iriamos utilizar - pois não queríamos nada do tradicional, e sim metodologias fora da caixa, criativas e inovadoras! Nesse percurso tive a grande sorte de ter conhecido a Marina Buschmann (Global Shaper), uma pessoa incrível - pedagoga - com experiência em facilitação e metodologias fora da caixa!

Nesse momento a Marina está conduzindo um processo incrível, onde se reúne com cada profissional parceiro da Escola, para apresentar as metodologias criativas e inovadoras, e formatar os encontros, com o objetivo que os professores façam o papel de facilitadores dos processos de aprendizagem, para que o curso seja uma experiência transformadora para nossos alunos.

Esse processo é importante porque muitas vezes os profissionais dominam o conhecimento prático, mas passar esse conteúdo para outra pessoa é um desafio! Além do mais não queremos que seja ensinado da maneira tradicional, o que é meio automático - por ser a forma que aprendemos, e sim com metodologias inovadoras.

Se você quiser saber um pouco mais sobre metodologias criativas e inovadoras eu indico o livro digital que pode ser baixado gratuitamente no link: “Doutorado informal: a educação fora da caixa” - Alex Bretas.

Ultimamente, diante desse universo descoberto, venho estudando sobre novas metodologias de ensino - para ser uma professora e uma líder melhor. Um grande presente que 2018 me trouxe e que irá se concretizar em 2019 é o treinamento em Design de Futuros Desejáveis, pela escola Echos de Design. Fui selecionada para ser embaixadora do projeto Iris - de igualdade do feminino!! Estarei em São Paulo de 12 a 17 de fevereiro! O treinamento tem por objetivo capacitar para facilitar projetos que visem a igualdade de gênero e do feminino, com base no design de futuros desejáveis! Se você estiver em SP nessas datas e quiser me conhecer e trocar uma ideia, ficarei feliz com a possibilidade!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você