Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Já ouviu falar da iniciativa Yu-Gi-Oh!?

Já ouviu falar da iniciativa Yu-Gi-Oh!?
Jean Alex Marcondes Maraschin
nov. 1 - 5 min de leitura
000

Você deve estar se perguntando ao ler o título deste artigo, "mas o que é Yu-Gi-Oh?" "O que isso tem haver com a Hope School?"  Fiquem relaxados, que iremos explicar tudo neste artigo. 

Yu-Gi-Oh!, nada mais é do que uma série de mangá sobre jogo escrita e ilustrada por Kazuki Takahashi. A série foi originalmente publicada pela editora Shueisha na revista Weekly Shōnen Jump entre 1996 e 2004. A trama segue a história de um menino chamado Yugi Muto, que remonta o antigo Enigma do Milênio. Esse anime, juntamente com o mangá e seu jogo de cartas era febre no Brasil entre 1999, quando estrou na Tv brasileira, na finada Tv Globinho, e que ficou em exibição até meados de 2007. 

A série de mangá e anime Yu-Gi-Oh! introduz o jogo de cartas colecionáveis original criado por Kazuki Takahashi, desenvolvido e publicado pela Konami. O jogo começou a ser produzido em 1998, e hoje é jogado no mundo inteiro. O jogo possui algumas diferenças quanto ao fictício, pois este servia para se adequar ao enredo. Takahashi começou a fazer as cartas em 1996. Em agosto de 2008, a TV Tokyo relatou que o jogo de cartas da série já vendeu mais de 18 milhões de cartas em todo o mundo. Em 9 de junho de 2009, em seu aniversário de 10 anos, foi adicionado ao Guinness World Records como o jogo de cartas mais bem sucedido, tendo vendido mais de 22 bilhões e meio de cartas ao redor do mundo desde o início de sua fabricação. Em 31 de março de 2011, a Konami já vendeu mais de 25 milhões de cartões em todo o mundo desde 1999. O jogo continua a ganhar popularidade, já que é jogado em todo o mundo, principalmente no Japão, América do Norte, Europa e Austrália, e foi ampliado com novas regras e adições conforme a franquia cresce.

O jogo de cartas - cujo nome original é Yu-Gi-Oh! Trading Card Game (遊☆戯☆王 オフィシャルカードゲーム em japonês, Yū☆Gi☆Ōem rōmaji turadingu Kādo Gēmu, abreviado TCG) - é baseado em batalhas de monstros e ativação de efeitos bônus e armadilhas num duelo entre 2 oponentes, cada um possuindo 8000 LPs (Life Points, ou Pontos de Vida) e usando Decks (baralhos) de 40 a 60 cartas.

O perdedor é aquele que tem seus pontos de vida reduzidos à zero, ou quem não tiver mais cartas para puxar.

  • Tradicional: Neste formato de duelo, quase todas as cartas existentes desde a primeira coleção (Legend of Blue-Eyes Dragon) até a mais recente são permitidas para jogar - exceto cartas "banidas" conforme uma lista periódica (anteriormente semestral ou trimestral, agora sem um período fixo) publicada pela Konami. Normalmente, pessoas que jogam neste formato usam decks de First Turn Kill (onde não há chance de o oponente jogar se a estratégia do Deck tiver sucesso), One Turn Kill (onde o oponente tem seus pontos de vida reduzidos a 0 num mesmo turno) e decks com cartas limitadas e restritas.
  • Avançado: Neste formato, mais largamente utilizado nos torneios, há maior limitação das cartas permitidas para uso (algumas cartas são limitadas a 2 ou 1 por Deck). Por causa disto, aqui predominam os Decks baseados no controle da partida através da interrupção das investidas do oponente (ou "controle de campo") ou remoção de cartas.

Os campeonatos mais conhecidos e movimentados são Yu-Gi-Oh! World Championship e Yu-Gi-Oh! Championship Series, ou YCS, mas há outros tipos de campeonatos, como a "Pegasus League" (com regras próprias e variadas a cada torneio), "Sneak Peek" (torneios de Decks montados com a coleção mais recente),"Dragon Duel" (com crianças até 12 anos),World Championship Qualifier;ou WCQ, Yu-Gi-Oh! Day e Ultimate Duelist Series, ou UDS.

Qual a vantagem deste jogo para meus filhos?

Nós da Hope School, enxergamos o Yu-Gi-Oh!, como muitas escolas enxergam as aulas de xadrez na disciplina de Educação Física, pois além de ser um E-Sport (Esporte Eletrônico), assim como o xadrez que também é um esporte, o jogo traz uma série de vantagens para as crianças e adolescentes que estão em fase escolar.

As vantagens é que Yu-Gi-Oh!, proporciona as crianças, jovens e adultos o desenvolvimento do raciocínio lógico, trabalho em equipe, e também ajuda diretamente na escola, em matérias envolvendo:

  • Inglês
  • Português
  • Matemática

Pois, faz com que a criança/jovem precise pensar muito bem antes de realizar uma jogada, para que as suas carta não sejam eliminadas do jogo. Além disso, ele está ligado diretamente as leis da aprendizagem envolvendo STEM.

No vídeo abaixo, podemos ver a demonstração do jogo utilizando realidade virtual e realidade aumentada.

Sem falar, que esse tipo de jogo auxiliará diretamente as crianças que tenham dificuldade em matemática, pois ele envolve adição, subtração e isso fará com que o aluno comece a perder o medo da matéria e a se interessar por ela, perdendo aos poucos a dificuldade que ele apresenta e assim começar a entender o conteúdo sem que seja preciso decorar.

Nós da Hope School, estamos incluindo em nosso currículo de cursos o curso chamado Iniciativa Yu-Gi-Oh!: Descomplicando a matemática, possibilitando assim oferecer mais praticidade no ensino a matéria, desenvolvendo o raciocínio lógico, e o trabalho colaborativo. 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você