Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Especialistas destacam a importância de crianças aprenderem a programar

Especialistas destacam a importância de crianças aprenderem a programar
Jean Alex Marcondes Maraschin
nov. 12 - 4 min de leitura
000

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia. No mundo digital em que vivemos, programar é uma habilidade tão fundamental quanto aprender matemática e a ler e escrever. Porém, poucas crianças têm oportunidade de aprender a fazê-lo, pois são raras as escolas que incluem programação em seus currículos. Especialistas em tecnologia, educadores e engenheiros defendem o ensino de programação para crianças como uma maneira de compreender o que está por trás de todas as tecnologias a que temos acesso atualmente. Entender como funcionam os computadores transcende a área tecnológica e nos capacita para entender melhor o mundo em que vivemos e a interagir melhor com ele.

Programar pode parecer difícil e complicado para uma criança, mas na verdade qualquer pessoa pode aprender o básico, e já existem diversos jogos e aplicativos desenvolvidos para ensinar as crianças a programar de modo fácil e divertido.

Cabe observar que programar não se trata de uma habilidade voltada apenas para quem quer trabalhar com programação. As próximas gerações precisarão dominar essa linguagem para lidar melhor com os desafios das mais diversas áreas e também em seu dia a dia. Além disso, aprender a programar também ajuda a estimular o pensamento lógico, a criatividade o raciocínio matemático e a capacidade de resolução de problemas dos jovens.

Ao começarem a programar cedo, as crianças terão uma base para ter sucesso em qualquer carreira do século XXI. Os postos de trabalho tecnológico serão os empregos quando seus filhos se formarem no segundo grau — até 2020 serão criados 1,4 milhão de empregos em campos relacionados à ciência da computação apenas nos Estados Unidos. Ao aprender a programar, as chances são de que eles vão ter mais segurança no trabalho, um salário melhor e, provavelmente, robôs para ajuda-los a realizar as tarefas cotidianas.

Programação para crianças ganha campanha nos EUA

Em dezembro de 2013, o presidente norte-americano Barack Obama fez um discurso para lançar a campanha Hour of Code, durante a Semana do Ensino da Ciência da Programação, nos Estados Unidos, chamando a atenção dos jovens para a importância do ensino da programação de computadores. Ele pediu aos jovens que não se limitem em apenas jogar um novo videogame ou baixar o aplicativo mais recente, mas que aprendessem a criar jogos e aplicativos. “Vivemos em uma época de mudanças extraordinárias. Mudanças que estão afetando a maneira como vivemos e trabalhamos. A nova tecnologia substitui qualquer trabalho que possa ser automatizado. Portanto, os trabalhadores precisam de mais habilidades para chegar à frente. Essas mudanças não são novas, e elas só vão acelerar. Portanto, a pergunta que temos de fazer é: como podemos garantir que todos tenham uma chance justa de sucesso nesta nova economia?”, disse o presidente Obama em seu discurso.

Apoiada por empresas como Google, Apple, Microsoft e Amazon, a campanha da ONG incentiva os estudantes a dominarem a linguagem dos códigos. A iniciativa, liderada pela organização Code.org, pretende atingir 10 milhões de alunos norte-americanos de todas as idades. A meta é inserir a programação no currículo de 90% das escolas dos Estados Unidos. “Todas as pessoas deveriam aprender a programar porque isso ensina a pensar”, disse Steve Jobs.

No entanto, no Brasil, apenas pouquíssimos colégios particulares estão se mobilizando para preparar seus estudantes para esta nova realidade. Devido a essa carência educacional, foi criada a Hope School, instituição educacional que tem como objetivo tornar acessível o ensino da Programação e Robótica no País.

E quanto a você, considera importante que os jovens aprendam a programar desde cedo? 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você