Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Equipe – O seu maior patrimônio

Equipe – O seu maior patrimônio
João Paulo Baggio
fev. 5 - 4 min de leitura
000

Uma ideia boa, uma iniciativa inovadora, uma atitude ousada, um negócio novo, tudo isto depende do poder e capacidade do empreendedor.  Sem o empreendedor, nada se concretiza. Mas o papel do empreendedor não para por aí. Logo que a ideia se torna realidade, começam a surgir todos os problemas que encontramos em qualquer negócio: investimentos, mercado, fornecedores, impostos, mão de obra, entre outros. Destes todos o que nos dá mais trabalho de resolver é a mão de obra qualificada, e sem uma Equipe de trabalho, nenhum negócio prospera. Por mais que o empreendedor tenha capacidade, vontade e habilidade, ele não poderá realizar todo o trabalho em um novo negócio, e a Equipe de trabalho se torna um “patrimônio” muito importante. É a Equipe de trabalho que colocará as suas ideias em prática, é o trabalho da Equipe que gerará resultados. Portanto, manter uma boa Equipe é uma obrigação caso o empreendedor almeje crescimento. Aí vem a pergunta: como manter uma Equipe de trabalho motivada, produtiva, satisfeita e permanente?
Em primeiro lugar devemos ter em mente que nossa Equipe é formada de pessoas e, assim como nós, alheia a todo o ambiente que lhe cerca. Nós trabalhamos bem quando estamos doentes? Nós conseguimos nos concentrar nas atividades do trabalho quando temos algum problema pessoal para resolver? Nós conseguimos ser produtivos quando não estamos felizes com o nosso ambiente de trabalho? Trabalhar com Equipe de trabalho é trabalhar com pessoas, portanto, tenha muita habilidade me gerenciar pessoas. Se este não é uma habilidade do seu perfil profissional, você tem duas opções: capacitar-se; ou ter alguém capacitado na sua Equipe. Mas algumas coisas simples podemos deixar de exemplos.
Toda Equipe de trabalho é estabelecida com compromissos de metas e produtividade. Se sua Equipe não consegue atingir as metas e manter a produtividade, seu lucro vai dizendo adeus. Portanto, métricas de acompanhamento são fundamentais para sabermos se o negócio está andando como o planejado. Mas estes indicadores podem estabelecer resultados não apenas numéricos, mas comportamentais. Se ao acompanhar a produtividade da sua equipe de trabalho você identificar alguma anomalia negativa, pode apostar que este membro da sua Equipe de trabalho está com algum problema.
Identificados os membros, mais do que cobrar ou estabelecer uma relação produtivista opressora, a responsabilidade do empreendedor é de cuidar destes funcionários da equipe a fim de auxiliá-lo na solução de seus problemas pessoais. Uma boa conversa com o membro da equipe, conduzida por você ou, de preferência, por um especialista em RH é o primeiro passo para identificar o problema. Identificado o problema, é preciso que o empreendedor estabeleça com o funcionário uma estratégia de solução.
Se o problema é de saúde, realizar todos os exames e procedimentos necessários para saber o tamanho do problema e quais são as opções de tratamento. Se o funcionário precisar se ausentar por um período para que o tratamento seja eficiente, que a empresa forneça as condições viáveis dentro das necessidades de cada um. Caso o problema seja de ordem pessoal, orientar o funcionário com o acompanhamento de um profissional de RH ou de psicologia a fim de que se estabeleçam planos de ação e prazos para que os problemas possam se resolver. Agora, se o problema está no ambiente de trabalho, é necessário um feedback de todos os membros da equipe, coordenadores, gerentes, entre outros, a fim de que a empresa possa mudar a sua estrutura interna para melhorar o ambiente de trabalho.
Um funcionário motivado, trabalha mais, melhor e se torna mais confiante e confiável para a empresa, sem contar que ele mesmo motivará os demais membros da Equipe. Se os funcionários trabalham bem e motivados, o empreendedor poderá empregar sua energia em novas ideias de expansão. Portanto, lembre-se, a sua Equipe é o seu maior patrimônio.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você