Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas para garantir uma internet segura para crianças

Dicas para garantir uma internet segura para crianças
Jean Alex Marcondes Maraschin
abr. 29 - 7 min de leitura
000

Atualmente as crianças parecem que já nascem com habilidades para manusear equipamentos eletrônicos e tecnológicos, mas continuam sendo ingênuas. Por isso, os pais precisam estar atentos para garantir uma internet segura para crianças.

Não podemos impedir que elas tenham contato com esse espaço, mas é fundamental que acessem somente o que é adequado para a idade delas. Portanto, precisamos adotar medidas que ajudem a proteger os pequenos enquanto eles estiverem no mundo virtual.

Preparamos este artigo trazendo algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer da internet um lugar seguro para o seu filho. Continue lendo e descubra quais medidas você pode adotar para que essa ferramenta traga apenas benefícios para ele.

1. Adote ferramentas para bloquear conteúdos

Existem algumas ferramentas em forma de recursos do próprio sistema operacional, aplicativos ou softwares que ajudam a bloquear certos tipos de conteúdo. Algumas impedem que eles sejam abertos no computador ou celular, enquanto outras possibilitam monitorar o que está sendo acessado.

É possível configurar essas ferramentas conforme o que os pais julgarem adequado para seus filhos. Mas é importante conversar com as crianças e explicar que essa é uma medida preventiva e para proteção delas, não necessariamente um castigo ou invasão.

2. Ative a busca segura

Tanto para dispositivos móveis como para o computador é viável ativar o sistema de busca segura, que também limita o tipo de conteúdo que será exibido nos resultados de pesquisa. Esse recurso impede que sejam abertas as páginas que o usuário definiu como indesejadas.

É possível configurar conforme o tipo de conteúdo que você deseja evitar que o seu filho tenha acesso. Isso é feito por meio de filtros que você seleciona de uma forma muito simples e rápida, porém bastante eficaz.

3. Limite o acesso a aplicativos e jogos

Em tablets e celulares dá para criar diferentes perfis em uma mesma máquina para que as crianças possam acessar a internet e brincar com jogos e aplicativos adequados para sua idade. Dessa maneira é possível evitar que elas tenham contato com conteúdos impróprios.

Essa também é uma boa alternativa quando é preciso compartilhar o mesmo equipamento. Assim, os pais não precisam restringir as suas ações, porque cada pessoa terá o seu perfil de usuário. Ao mesmo tempo, fica mais fácil monitorar aquilo que a criança está fazendo.

Esse é um recurso que também está presente em computadores e funciona da mesma forma como nos dispositivos móveis. Além de limitar o que será acessado, é possível estabelecer um horário para que a máquina desligue, a fim de controlar o tempo que a criança permanece online.

4. Use um bom antivírus

Diversos programas maliciosos circulam pela internet e podem invadir a sua rede doméstica. Ao mesmo tempo, os hackers estão constantemente tentando burlar esse sistema para roubar dados e outras informações pessoais. Por isso, o antivírus é uma das opções para que você mantenha a internet segura para crianças.

Existem bons programas pagos e gratuitos, o que você não pode esquecer é que ele precisa ser o mais completo possível, protegendo contra trojans, malwares e outros. Além disso, lembre-se de mantê-lo atualizado para que consiga bloquear até mesmo os vírus mais novos.

5. Troque constantemente as senhas

Outro recurso fundamental para manter a internet segura para crianças, e para todos os membros da família, é trocar constantemente as senhas que vocês utilizam. A de acesso à sua rede de internet é a principal delas e você deve alterá-la para evitar que seja invadida.

Além disso, mude também as senhas dos programas e sites que o seu filho utiliza. Se você preferir, pode não revelar a ele quais são elas, de modo que você mesmo faça o login. Essa é uma forma de evitar que em sua ingenuidade ele compartilhe essas informações tão importantes.

6. Instale apenas programas de fontes confiáveis

Evite instalar aplicativos, jogos e outros programas de fontes pouco confiáveis nos dispositivos que o seu filho usa. Isso porque junto com essas ferramentas podem vir vírus ou conter lacunas que favoreçam a invasão de hackers.

Prefira as lojas oficiais como o Google Play e a App Store. Existem ainda outras, como aquelas que pertencem ao próprio fabricante dos dispositivos móveis. Todas elas são seguras porque trazem uma empresa real como sua criadora e responsável. Apenas evite baixar conteúdos de sites que não sejam oficiais.

7. Esteja por perto

Alguns pais acreditam que monitorar a atividade dos seus filhos é uma invasão de privacidade, mas na verdade trata-se de garantir a sua segurança. Por isso, mantenha-se sempre por perto do seu filho também no mundo virtual, assim como você faz na vida real.

Adicione-o como seu contato nas redes sociais e se você ainda não estiver naquelas em que ele está, crie um perfil. Dessa forma poderá observar o que ele está postando na internet, as pessoas com quem está conversando e também aquelas que estão seguindo o seu filho.

Não é preciso fazer uma marcação acirrada e nem comentar ou curtir tudo aquilo que ele posta. Você só precisa observar como um espectador, a fim de orientar quando algo estiver errado e observar com que tipo de pessoas ele está se relacionando.

8. Instrua e mantenha um diálogo aberto

Conversar com seu filho é fundamental para que ele saiba usar a internet de uma forma segura. É muito importante manter um diálogo aberto e explicar sobre os riscos aos quais ele está exposto se não souber como navegar pelo mundo virtual.

Da mesma forma como você explicou que é importante olhar para os dois lados da rua antes e atravessar, não conversar com estranhos e não aceitar nada de ninguém, explique para ele o lado ruim da internet.

Fale sobre pessoas mal intencionadas, da importância de não revelar dados pessoais, não enviar fotos íntimas, de evitar adicionar pessoas estranhas, entre outras recomendações. Tudo isso para que ele compreenda que a internet é uma ótima ferramenta de entretenimento e aprendizado, mas que pode esconder armadilhas.

A intenção não é assustar, mas sim deixar a internet segura para crianças, de modo que elas possam aproveitar esse universo de uma forma saudável. Por isso, a sua postura deve ser orientar, para que seu filho desenvolva a maturidade necessária para ter contato com esse universo.

Deixar a internet segura para crianças deve ser a preocupação de todos os pais. Existem muitos recursos positivos nessa ferramenta, que é excelente para o desenvolvimento intelectual e social dos pequenos. Porém, não podemos ser ingênuos e, como sabemos que há pessoas mal intencionadas, é fundamental garantir que as crianças estejam protegidas nesse espaço.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você