Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Comunidade Empreendedora: Segredos de uma mentoria campeã.

Comunidade Empreendedora: Segredos de uma mentoria campeã.
Projeto Jovem Empresario
out. 26 - 4 min de leitura
000

A mentoria tem sido muito usada no mundo dos negócios nos dias atuais e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. Mas e aí, você sabe os segredos de uma mentoria campeã? Veja o que o Projeto Jovem Empresário reservou para você.

 

O Projeto Jovem Empresário tem adquirido muita experiência trabalhando a mais de um ano com o Programa de Mentoria, e como um de seus compromissos com o ecossistema empreendedor é compartilhar as experiências de sucesso, hoje vamos falar dos segredos de uma mentoria campeã. Bom, não é na verdade segredo, e não se traduz em apenas um ponto, mas são algumas lições aprendidas com a vivência dia a dia.

Talvez a maior constatação que o PJE chegou nestes dias é que a chave de todo sucesso de uma mentoria não está somente nas pessoas envolvidas, mas no processo que se desenvolve durante a mentoria. Claro que a qualidade e a experiência do mentor, a paciência e determinação do mentorado são fundamentais. Mas para ter uma mentoria de sucesso é necessário fazer o mentorado absorver o conhecimento através de vivências pessoais sobre aquele assunto que está sendo orientado. É o tal de por a mão na massa, literalmente.

A teoria sem a prática vira ‘verbalismo’, e é na construção da prática que se realiza de fato uma ação criadora e modificadora da realidade, afinal das contas, de negócios de sucesso os livros estão cheios por aí. E o papel do mentor é mais importante ainda neste processo de implementação da prática. Toda a sua experiência angariada ao longo de anos de prática faz com que o mentor possa orientar o mentorado em aspectos específicos e estratégicos do negócio, que pela pouca experiência o mentorado não tem a capacidade de enxergar e que apenas pela teoria não se consegue detalhar.

Outro aspecto do sucesso de uma mentoria campeã diz respeito aos dois principais atores envolvidos: o mentor e o mentorado. O mentor não pode ser apenas um empresário com experiência de mercado, ele deve ser uma pessoa que se demonstra envolvida com o processo e, pelo menos naquele momento dedicado, deve se tornar um verdadeiro sócio do mentorado. Com esta dedicação e este empenho, o mentor será capaz de orientar melhor as decisões que estão alinhadas com os princípios e os valores da empresa, bem como com as características e capacidades dos próprios empreendedores, mentorados.

Já o mentorado, por mais sucesso e experiência que tenha, deve estar preparado com humildade e resignação para receber as orientações e principalmente as críticas de cabeça totalmente aberta, sem nenhum preconceito ou inflexibilidade. Não que o empreendedor deva estar disposto a mudar totalmente seus conceitos, valores e propósitos, mas deve receber todas as informações e estar apto a processá-las da melhor forma possível para o seu negócio, e não para a sua pessoa.

Por fim, e não menos importante, a mentoria deve ser compartilhada. Neste ponto não estamos falando somente da relação mentor e mentorado, mas sim de todo um ecossistema. Por melhor que seja uma ideia, ela sempre pode melhorar; por mais estratégica que seja uma ação, ela sempre pode ser potencializada. Quando as pessoas envolvidas no processo compartilham as suas opiniões com pessoas de fora do processo, sempre haverá um ponto de vista que não tinha sido observado ou captado de dentro, e que pode ser fundamental para o desenvolvimento do negócio.

Aproveite a nossa mentoria campeã. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa.

Aproveite também a parceria com nosso ecossistema empreendedor, compartilhe agora e comece a colher as recompensas de ser um membro da Comunidade Empreendedora.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você