Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Bolacha ou Biscoito?

Bolacha ou Biscoito?
Belíssia Bolachas
abr. 20 - 2 min de leitura
000

A eterna briga entre Bolacha e Biscoito sempre existiu, mas qual chegou primeiro? E será que existe mesmo diferença entre um e outro? A Belíssia foi afundo nisso para tirar a duvida,  e quem sabe fazer as pazes entre “Bolacheiros e Biscoiteros” rsrsrs ...

Etimologia do biscoito

Biscoito vem do latim bis (duas vezes) + coctus (cozido) e chegou ao português pela palavra francesa “bescuit”, que surgiu no século XII. O nome vem da prática de assar o alimento duas vezes para que ficasse menos úmido e durasse mais sem estragar. A prática de assar mais de uma vez se aplica a bolacha (biscoito recheado) dos dias de hoje, já que esta ao forno quatro vezes.

Etimologia da bolacha

Bolacha vem de bolo, do latim “bulla” (objeto esférico) com o sufixo “acha”, que indica diminutivo. A palavra holandesa “koekje” significa a mesma coisa,  gerando termos como: “cookie” e “cracker”. Para diferenciar dos biscoitos, convencionou-se que koekje e derivados são os que utilizam um componente levantador, como o fermento. Como os produtos brasileiros costumam utilizar fermento em pó, podemos chamar de bolachas.

Legislação

 Quem regula o produto é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que considera os dois termos sinônimos, e são definidos como: “produto obtido pelo amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas, ou não, e outras substâncias alimentícias”. E sim, o órgão leva em consideração as variações com cobertura e recheio dizendo que é mesmo tudo igual.

Inserção na língua

O desempate vem do fato de que as duas palavras entraram na língua portuguesa em momentos diferentes. O registro mais antigo que a reportagem encontrou para “bolacha” é de 1543. Já para “biscoito”, o registro encontrado é de 1317, ainda na forma “bíscoyto”. Há quem diga, porém, que “biscoito” só entrou no português no século XV – ainda assim, décadas antes de “bolacha”.

 Que Briga heim! Mas uma coisa é certa, ambos são corretos. “Biscoito” entrou primeiro na língua portuguesa, e esse é o único critério em que é possível apontar um vencedor.

            Nós da Belíssia fazemos as melhores Bolachas, ou será Biscoitos? Vamos deixar que você venha  experimentar, e nos diga se esta comendo o melhor Biscoito ou a melhor Bolacha Caseira.

Participe da nossa Pesquisa

Responder

Fontes

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você