Comunidade Connect
Comunidade Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

12 ferramentas (e um bônus) que irão te ajudar a criar e gerenciar seu negócio

12 ferramentas (e um bônus) que irão te ajudar a criar e gerenciar seu negócio
Rodrigo Fernando Okener
set. 3 - 7 min de leitura
000

Eu estava conversando com um grande amigo, Henrique Serrat Guimarães, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e discutíamos como é incrível que o brasileiro já nasce com o espírito empreendedor. Mas, às vezes, esbarra em alguns obstáculos e, por isso, não consegue dar início a um negócio ou acaba tendo grandes dificuldades no caminho.

Por isso, resolvemos elencar algumas ferramentas que poderão ajudar muito aqueles que querem empreender, porém esbarram na falta de recursos, seja por não as conhecer ou porque as que foram encontradas tornavam o sonho de abrir um negócio muito caro!


Para começar, vamos falar do Xmind! Esse software vai te ajudar através de mapas mentais principalmente quando você ainda estiver na fase em que está tudo em sua mente e você precisa passar todas as ideias para o "papel" para consolidar a proposta e então começar a se projetar de fato. Por ser uma ferramenta de mapas mentais, você pode aplicar o Xmind de várias formas e continuar utilizando a ferramenta em várias outras fases do negócio posteriormente.


Depois de ajustar sua ideia é hora de começar a agir!! E para te ajudar nessa missão temos aqui o Trello. Com esse organizador de tarefas, você vai conseguir gerenciar tudo o que precisa fazer, o que está sendo feito e o que já foi concluído, além de mostrar quem está responsável por cada tarefa e em que situação a tarefa se encontra. Por exemplo, criação de logomarca, compra de uniformes, locação de espaço físico e criação de site são tarefas que exigem uma boa organização para que tudo seja entregue dentro do prazo. Além do Trello, também recomendamos o Yanado e o Evernote que são organizadores pessoais muito poderosos.


Ideia organizada e sendo posta em prática. É importante começar a pensar nas mídias sociais, pois são um ótimo lugar para marketing e vendas! Mas como saber se o nome que você quer criar para suas páginas, sejam elas site ou rede social, já está em uso ou não? Para isso vamos usar o Thenameapp.com: basta entrar e colocar o nome que tem em mente, ele vai mostrar se é possível usar ou não e em quais canais de comunicação online o nome escolhido já está sendo utilizado ou não.


Nome escolhido, páginas criadas... Você vai precisar cuidar do designer de tudo e da criação de campanhas e peças de divulgação, seja por panfletos, banners, folhetos ou posts de mídias sociais. E o ideal, sem dúvidas, é contratar um profissional da área para lhe proporcionar material de qualidade. Mas, no começo, nem sempre as pessoas reservam dinheiro para isso e acabam encurraladas, tentando produzir por conta própria o próprio material, que muitas vezes fica de gosto bastante duvidoso. Para dar uma mãozinha para os mais distraídos, que esquecem do investimento em Marketing/Design/Públicidade, temos aqui o glorioso Canva.com!! Essa plataforma sem dúvidas vai ajudar demais na criação de material gráfico, desde a logo até comunicados internos ou convites para um evento de inauguração, por exemplo.


E, caso a criação de um site ou blog seja bastante importante para o negócio que está sendo criado, boas alternativas gratuitas são o WordPress.org, WordPress.com e o Wix, onde você pode usar templates prontos e só customizar de acordo com sua necessidade! E um pouco mais simples, porém não menos funcional, temos o site html5up.net, onde você pode encontrar vários templates para modelar sua plataforma e poder dar início no seu negócio.


Para quem precisa hospedar seu site, mas inicialmente possui uma demanda menor e não precisa de infraestrutura muito robusta, sugerimos o byet.host/free-hosting, que vai conseguir suprir a necessidade inicial até que você tenha mais capital para um investimento maior nesse tipo de ferramenta.


Uma forma de se comunicar com seus clientes e enviar a eles todas as campanhas e anúncios é o MailChimp, que envia emails em massa de forma muito versátil, fácil de usar e com extensões para que ele seja usado em conjunto com várias outras plataformas. Também não podemos deixar de fora o WhatsApp For Business, que tem se mostrado uma ferramenta poderosíssima para que seus clientes possam entrar em contato com você de uma forma muito prática.


A comunicação com o cliente é importante, mas a comunicação interna entre o time também é fundamental. Com o Slack e o Telegram, você poderá criar grupos distintos para diferentes setores, gerir e garantir que a comunicação interna seja efetiva.


Empresa pronta e negócio rodando, agora, todo cuidado é pouco! É nos primeiros meses que muita coisa vai ser definida e o futuro do negócio será traçado. Pensando nisso, agora indicamos usar as ferramentas Google como Google Drive, Google Doc, entre várias outras soluções que a gigante de tecnologia nos oferece. Além do Google, temos também o Zoho, que é uma plataforma que oferece muitas soluções como domínio de e-mail gratuito, CRM, controle de estoque e várias outras coisas.


E agora vem uma das partes mais importantes de qualquer empresa, seja ela grade ou pequena, as finanças! É aqui que muitos empreendedores erram e levam a empresa a falência! A parte financeira é de extrema importância e deve ser tratada com muito cuidado e atenção. Você pode contar com a ajuda de dois gerenciadores financeiros: Conta Azul (que é pago, mas tem uma versão de testes que é gratuita, e mesmo a versão paga tem pacotes que são bem em conta) e o Stoq, que é gratuito.


Para quem precisar gerar faturas e quer fazer isso de forma profissional, com logomarca e todos os detalhes que vão dar a identidade ao seu negócio e deixar seus clientes satisfeitos, a dica é o invoice-generator, é só acessar o site e personalizar a fatura com a cara da empresa!


E o tão esperado bônus chegou!!


Sabemos que tocar um negócio sozinho é muito difícil e que duas cabeças pensam melhor que uma. Porém sabemos também da importância e da dificuldade de escolher um bom sócio, que seja complementar a você e que te ajude suprindo seus pontos fracos. Mas depois de achar o sócio, sempre esbarramos num outro ponto bem delicado e difícil, que é a tal da divisão da empresa. A divisão de porcentagens da empresa para cada sócio quase sempre gera desconforto e dores de cabeça, mas, com a plataforma Foundrs, esse momento vai se tornar muito mais fácil e tranquilo.


Todas essas são ferramentas muito boas e fáceis de usar e, com certeza, vão ser extremamente úteis no dia a dia do empreendedor, fazendo toda a diferença para quem está começando. Vale a pena conferir cada uma delas!!!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você